quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Imaterialidade: Marujada de Nossa Senhora do Rosário - Felicio dos Santos.

Fonte: Secretaria de Cultura de Felicio.
Prof. Eduardo José Cordeiro.
   A Marujada largamente praticada no Brasil tem sua origem controvertida para uns, é obra anônima, para outros é de origem ibérica.Na grande extensão territorial brasileira recebeu diferentes denominações: Nau clarineta, na Paraíba; Barca, em Minas Gerais; Barquinho, Fragata, no interior Baiano, certamente fragmentos da Marujada; Marujos, no Piauí; Fandango, na região da jangada, no Ceará, onde é praticada com maior amplitude, como atrativo alto, das festas Natalinas.[1]
   A Dança dos Marujos ou Marujada é praticada, no litoral piauiense, cantada e declamada. A Marujada é dançada mais precisamente, em Parnaíba.
A Marujada ou Marujos é uma dança de chegança, que tem como expressão máxima o canto e o diálogo. Conta a história por demais arcaica de uma barca perdida no oceano e os feitos heróicos da viagem, que teve final feliz graças ao milagre de Nossa Senhora. O enredo fala também da luta entre cristãos e mouros, numa clara referência a Portugal.
   A Marujada é tipicamente portuguesa, sobretudo na música e no conteúdo. A coreografia é simples: consta de movimentos imitando balanço das ondas do mar. Cada participante bate o seu maracá, seguindo os cantos e sugerindo o quebrar das ondas.
   A prática da Marujada tem fortes laços com outra, mais famosa e relevante, celebração de cunho religioso: a Festa do Rosário. Essa se faz presente desde os primórdios da formação cultural de Minas Gerais. Remontando ao século XVIII, contemporaneamente à formação das Irmandades religiosas dos negros, que tinham em Nossa Senhora do Rosário a sua fortíssima padroeira.
Ainda em relação à festa do Rosário, há de se ressaltar a importância que se insere na prática de celebrações culturais como essas. As raízes culturais de um povo ou região tem a possibilidade de se mostrar, claro, se utilizando de várias simbologias, que ocultam identidades caríssimas às origens da formação social mineira. Encontramos sem dificuldade diálogos claríssimos com as culturas vindas de África, que atravessam o Atlântico, passaram por “remodelagens” com o decorrer do tempo histórico, e nos servem, hoje, de alicerce para o desenvolvimento de determinadas regiões, respeitando as suas origens e seus laços culturais.
A celebração da Marujada foi desenvolvida com a intenção de embelezar a festa da Nossa Senhora do Rosário.
A marujada surgiu no Município de Felício dos Santos por volta dos anos 1943; foi inspirada a idéia e trazida para esta cidade por oradores da Região de São Gonçalo, onde a marujada já existia por mais tempo. O grupo perdura até os dias atuais, devido o esforço empregado por parte dos netos, bisnetos, parentes e amigos da geração primeira a ser realizada as manifestações da marujada.
 Os seus primeiros membros foram: Geraldo Andrade, João Brisa, Saturnino Sabino Lopes, senhor João de Anjo e o Antônio Tomás. Constam que estes chegaram a Felício dos Santos em 1940; ou seja, foram 3 (três) anos de preparação para manifestação pública da Marujada.
Hoje contamos com vários membros, dentre eles: Olegário Sabino, Vera Lúcia Serpa da Meira Andrade, Antônio Ferreira dos Santos, João Ascensão dos Santos, José Brigido dos Santos, Afonso de Jesus Gomes, Pascoal Antônio Silvério, Ademir Ferreira Veloso, José Dias, João Antônio dos Santos, Robson Eduardo Moura Chaves, Expedito Borges, José Honório dos Santos, Nilo da Consolação Silvério.
Após anos de atividades, a comunidade se mobilizou na tentativa melhorar e desenvolver melhor as atividades; criaram uma Associação.
A Associação da Marujada de Nossa Senhora do Rosário de Felício dos Santos foi fundada no dia 21 de dezembro de 2002, com conquistas institucionais e burocráticas consecutivas, tendo como resultado o encaminhamento feito de documentação necessária para o Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica. O Fundador da Associação e foi o Senhor Olegário Sabino, sendo ele também o primeiro presidente, com mandato de seis meses.
Nos anos anteriores à fundação da Associação, a Marujada se reunia na praça da Matriz para os ensaios, ou em áreas de quintais das casas dos membros,por vezes a Prefeitura sedia alguma espaço nos fundos da Prefeitura para as reuniões;atualmente os encontros acontecem na Sede da Associação.
Neste ano de 2010, a Festa do Rosário da cidade de Felício dos Santos está completando 68 anos de existência; e a Marujada com 67 anos de existência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário