sábado, 15 de janeiro de 2011

História

Capelinha – Vale do Jequitinhonha – Minas Gerais - Brasil
ESTRUTURAS ARQUITETÔNICAS E URBANÍSTICAS
Prof. Eduardo José Cordeiro
1.Município: Capelinha 2.Distrito/ Povoado: Sede/Vila Dom João Antonio Pimenta
3.Designação: Capela de Santo Antônio de Pádua do Paiol Velho
4.Endereço Vila Dom João Pimenta
5.Propriedade: Pública
6.Responsável: Família Pimenta de Figueiredo e Paróquia Nossa Senhora Da Graça de Capelinha
7.Situação de Ocupação: Própria

Este templo foi construído no lugar anteriormente conhecido por Paiol Velho, em uma área de terra de dois alqueires geométricos generosamente doados  pela Excelentíssima viúva do Coronel  Manoel Soares da Cunha Peixoto, Dona Maria da Conceição Pimenta da Cunha, local este hoje denominado pela autoridade eclesiástica, local com assentimento  de toda população Vila Dom João Pimenta, neste município de Capelinha, Paróquia de Nossa Senhora da Graça de Capelinha, arquidiocese de Diamantina.
A paisagem rural deste espaço é marcada pela horizontalidade, definida por edificações de um pavimento  e pela presença de  construções  em estilo  colonial. 
A rua possui uma pequena declividade,  calçada de  terra batida vermelha em  bom estado de conservação e dimensões para um  carros, possui uma pequena arborização,   iluminação publica e telefone.  Não possui passeio, nem rede de esgoto.
As edificações adjacentes apresentam uma qualificação arquitetônica do posto de vista tipológica e volumétrica, não são alinhadas, algumas estão abaixo do nível da rua e outras acima.  
O Imóvel pode ser vista e avistada  pela estrada  que liga Capelinha/Água Boa.
As edificações do entorno estão sujeitas à substituição devido à necessidade de renovação rural.
            O ponto referencial é a Própria Igreja do Povoado de Vila Dom João Pimenta.
HISTÓRICO 
 Aos vinte e um dia do mês de outubro do ano de 1951, do Nascimento de Nosso Senhor Jesus Cristo (deu-se a Benção da Capela dedicada ao Glorioso Santo Antonio de Pádua). No pontificado de Sua Santidade o Papa Pio XII, gloriosamente reinante sendo Arcebispo de Diamantina o Excelentíssimo e Reverendíssimo Sr. Dom Serafim Gomes Jardim tendo como auxiliar o   Excelentíssimo e Reverendíssimo Sr. Dom João de Souza Lima ocupando a sede paroquial. 
Deu-se o inicio da Solenidade da Benção da Capela dedicada ao culto público em honra do grande taumaturgo Santo Antônio de Lisboa, liturgicamente denominado Santo Antonio de Pádua. Este templo foi construído no lugar anteriormente conhecido por Paiol Velho, em uma área de terra de dois alqueires geométricos generosamente doados pela Excelentíssima viúva do Coronel  Manoel Soares da Cunha Peixoto, Dona Maria da Conceição Pimenta da Cunha, local este hoje denominado pela autoridade eclesiástica, local com assentimento  de toda população Vila Dom João Pimenta, neste município de Capelinha, Paróquia de Nossa Senhora da Graça de Capelinha, arquidiocese de Diamantina.
Para cumprir a ultima vontade do Excelentíssimo e Reverendíssimo Sr. Dom João Pimenta, Primeiro bispo da Arquidiocese de Montes Claros, filho extremoso desta paróquia, que na sua “historiola”  da devoção a Santo Antonio e para que  a família se mostrasse digno das tradições, em convívio a todos e a cada um dos descendentes de Dona Venância   esposa de  João Batista de Figueiredo, uniram-se  para que se tornasse  esplendia realidade  o desejo e firme propósito  de  erigir  uma Capela em honra de Santo  na fazenda  de membros da família no ambiente em que ele reinou  pela fé e pelo amor.
Para que as obras da construção da Referida Capela se fizessem crescer com a devida vontade de seu grande idealizador foi nomeado uma comissão composta das seguintes pessoas: 1º Presidente honorário Coronel Antonio Pimenta de Figueiredo, 2º Presidente honorário Reverendíssimo Padre Herculano Pimenta de Figueiredo, 1º Presidente efetivo: Bernardo Sebastião Pimenta, já falecido. 2º Presidente efetivo, Dr. Vicente de Paulo Pimenta. Consultores: Fulgêncio Pimenta de Figueiredo, Dr. José Pimenta de Figueiredo, Francisco Sebastião Pimenta de Figueiredo,
Pedro Gentil Pimenta, Francisco Pimenta de Figueiredo. Consultores técnicos, engenheiros: Dr. João Antonio Pimenta de Carvalho, Dr. Sebastião Silvio Pimenta, Dr. Luiz Pimenta de Figueiredo.  o engenheiro Pimenta de Carvalho  se deve a planta da Capela por oferecida gratuitamente.. Procuradores representantes de Dom João Antônio Pimenta, no apelo por este feito aos seus amigos como consta deste opúsculo: Padre Herculano Pimenta de Figueiredo, Jacinto Pimenta de Figueiredo, José Maria Pimenta, Dr. Sebastião Lago de Souza, Dr. Eutalio Pimenta de Soares, João Batista Pimenta, Dr. Leonardo Antonio Pimenta, Dr. Emilio Pimenta de Figueiredo, Francisco Manoel  Pimenta, José Antonio Pimenta. 1º Secretaria: Professora Maria do Rosário Pimenta, 2º Secretaria: Professora Zenolia Pimenta, Tesoureira: Dona Francisca Rosa Soares Pimenta, já falecida, ajudante da tesoureira: Dona Francisca Rosa. A escrituraria dona Rosita Pimenta. Apartir de fontes orais sabe-se que a igreja foi construída por moradores da região tendo como base a planta oferecida pelo Sr.Pimenta de Carvalho (engenheiro).
Reunida quase toda a família  no local no dia 21 de outubro  de 1951 as 11:00 horas foi celerada a Santa Missa pelo reverendíssimo vigário da Paróquia  Padre José Batista dos Santos tendo falado nas instalação da missa  congratulando-se  a família com o termino daquela iniciativa em boa ora idealizada, por sua excelência reverendíssima  a quem ele se referiu com  carinhosas  expressões  de afeto e gratidão. Uma grande homenagem se fez ao homem  responsável pelas obras  de construção da Capela de Santo Antonio  Sr. Pedro Gentil Pimenta  a quem se deve a administração de d/todos os serviços. Assim se constam todos os acontecimentos da idealização execução do Plano de D. João Pimenta dotando a paróquia de sua terra natal  de mais um templo onde se reúnem para sempre os fies desta zona num pleito inisono  de amor e gratidão. E para a memória de tudo lavrou-se a ata de Benção da Capela de Santo Antonio no livro de Tombo da paróquia de Nossa Senhora das Graças Município de Capelinha. 
Desde então até hoje as celebrações são mensalmente e as festas do Santo são realizadas  pela Família Pimenta, sendo que a cada ano um novo festeiro é  escolhido.
Está capela “futuro Santuário” segundo profecia de Dom João Pimenta e que está registrado no livro da família é um testemunho público solene e altamente significativo de nossa gratidão a Santo Antônio de Pádua e de Nossa fidelidade em guardar o depósito sagrado da fé e da Piedade Cristã católica Romana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário